Engrenagens abertas são componentes de máquinas que transmitem rotação, torque e potência. Presentes nos mais diversos tipos de industrias, estes componentes normalmente trabalham a baixas velocidades e possuem necessidades específicas de lubrificação.
No entanto, no caso de engrenagens abertas, diferentemente das de sistemas fechados (redutores, caixas de velocidades, etc.), se utiliza graxa.
Como sistema é aberto, o lubrificante não deve escorrer e precisa ter alto poder de adesão (não desgruda do metal) e alto poder de coesão (manter um filme espesso para lubrificar com eficiência).
Além disso, ao lubrificar engrenagens abertas, mesmo que se apliquem grandes quantidades de graxa, o processo de lubrificação ocorre pela formação de um filme fino entre os dentes, evitando o contato direto entre as superfícies dos dentes das engrenagens.
Consequentemente, sujidades e poeiras, contaminantes comuns, aparecem mais frequentemente neste tipo de engrenagem uma vez que o lubrificante fica exposto ao ambiente externo. Por este motivo, em ambientes com muita sujeira como mineradoras, cimenteiras e alguns tipos de indústrias de alimentos, deve-se realizar a lubrificação mais frequentemente para evitar danos ao equipamento.
Além disto, estas graxas devem ter excelente resistência a lavagem por água. Por exemplo, na indústria alimentícia na qual o processo de lavagem é constante, a graxa não deve se soltar com facilidade, eliminando assim a lubrificação do equipamento.
Além destes fatores, deve-se identificar outros tantos para recomendar a graxa mais apropriada para a sua aplicação.
Velocidade
Para engrenagens sujeitas a velocidades de operação mais altas recomenda-se normalmente o uso de graxas com a viscosidade do óleo base mais baixa. Esta “regra” geralmente é utilizada pois graxas muito viscosas, conforme a velocidade das engrenagens aumente, podem sofrer aquecimento e consequente diminuição de sua vida útil.
Como exemplo, sugerimos a utilização do lubrificante Pure Tac Light para lubrificações com velocidades superiores as quais é sugerido o Pure Tac da LUBRIPLATE.
Carga de trabalho
Como exposto acima, a graxa lubrificante cria um filme entre os dentes das engrenagens abertas funciona fazendo um fino filme entre os dentes, evitando assim, um contato direto entre as engrenagens. Para cargas maiores, usa-se lubrificantes com viscosidades maiores, garantindo assim, uma melhor lubrificação.
Em alguns casos, sugere-se o uso de lubrificantes sintéticos no lugar dos de base mineral uma vez que estes tipos de lubrificantes possuem resistência superior.
Um exemplo seria usar a graxa Gear shield da LUBRIPLATE para cargas menores e a Synxtreme HD/460 para solicitações maiores. Uma vez que a primeira utiliza óleo mineral em sua formulação enquanto a segunda utiliza óleo base sintético.
Material da engrenagem
Engrenagens podem ser feitas de diversos materiais entre metálicos e plásticos. Normalmente se lubrifica-se apenas os lubrificantes metálicos como sugerido acima.
Para engrenagens plásticas como as de nylon, caso necessário, utiliza-se lubrificantes mais simples como o Spray de Silicone da WEICON ou o Spray Silicone Fluid (NSF H1), no caso de mercado alimentício.
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