Vamos falar de Cola tudo? Se você quiser colar algo, tenho certeza de que prefere uma cola para todas as aplicações – não é? Um para cada material e cada ligação adesiva.
Todo mundo sabe disso – a cola para todas as aplicações. Mas ele realmente faz jus ao seu nome? A história da cola multiuso.
O nome cola multiuso sugere que este produto maravilhoso pode colar literalmente tudo. Sejam superfícies ásperas ou lisas – duras ou macias – independentemente da temperatura ambiente ou das tensões mecânicas.
Adesão
Você já se perguntou o que realmente significa colagem? Simplificando, significa conectar duas superfícies permanentemente por meio de um adesivo.
Cada superfície, por mais lisa que pareça, tem uma rugosidade microscópicas. O adesivo pode penetrar nessas rugosidade.
Por meio da cura, forma serrilhados e, na escala manométrica, ligações químicas e interações físicas. Isso faz com que o adesivo adira à superfície, um processo que chamamos de adesão.
Além disso, cada superfície tem uma tensão superficial diferente. Os metais, por exemplo, têm uma tensão superficial relativamente alta, outros materiais, como o polietileno ou o polipropileno, uma bastante baixa.
Isso significa que o adesivo antes forma pequenos grumos do que se espalha na superfície. Você pode ver isso quando pinta uma superfície, por exemplo, um saco plástico, com um marcador permanente.
Ao fazer isso, muitas vezes você pode ver que a ponta do marcador não deixa uma linha reta, mas muitas pequenas gotas.
Coesão
Além disso, o adesivo deve ter uma resistência interna, a chamada coesão. Os adesivos em sua forma básica são inicialmente líquidos ou pastosos. Seu processo de cura é ativado, por exemplo, pela umidade da superfície ou pela umidade do ar ambiente. Existem também certos tipos que curam devido à mistura de uma resina e um endurecedor.
Certos adesivos especiais iniciam sua cura através da exclusão de oxigênio e da ocorrência de íons metálicos. Somente após a cura, o adesivo forma uma ligação permanente com o material.
Existem certos adesivos que desenvolvem uma resistência tão alta devido à adesão e coesão que, em nossos testes de cisalhamento de sobreposição de laboratório, o material se quebra ao invés da ligação adesiva. Portanto, tenha em mente:
Os adesivos são substâncias não metálicas, que unem diferentes materiais devido à adesão e coesão.
Cola multiuso?
Ok, agora sabemos o que significa colagem adesiva em geral, mas ainda não sabemos se o termo “cola para todos os fins” realmente faz sentido. Na verdade, existem inúmeros materiais prontos para serem colados. Alguns são fáceis de colar, outros, como certos plásticos, um pouco mais difíceis. Estes têm superfícies muito lisas e tensão superficial muito baixa. Além disso, existem muitas influências externas e desafios mecânicos que afetam nossa união adesiva.
Para cada um desses desafios, existem certas soluções adesivas. Simplesmente não existe um adesivo para tudo. Como vimos hoje, simplesmente não é possível por diferentes razões químicas e físicas. Além do fato de que de outra forma não seríamos capazes de lhe oferecer um número tão grande de produtos.
Mas você verá que a maioria dos produtos tem uma ampla gama de uso. Portanto, a cola para todos os fins simplesmente não existe. Se houver alguma coisa, você pode preferir chamar certos tipos de colas multiuso.
Obrigado pela nossa atenção. Espero que tenham gostado do vídeo e espero vê-los novamente na próxima vez. Permaneça conectado.
Para conhecer mais sobre a WEICON, neste link conheça sobre o fornecedor. Neste, entre no site da empresa.