Como foi explicado em blog anterior, não existe um adesivo para todos os fins. Então, como você sabe de qual você precisa entre todos os tipos?
Antes de chegarmos a essa questão, primeiro daremos uma olhada nas vantagens da colagem por adesivo em geral.
Vantagens da colagem
Vantagem número 1: Variedade
União por adesivos permite unir todos os tipos de materiais diferentes. Não importa se é madeira, plástico, vidro, cerâmica, papel ou muitos outros.
Vantagem número 2: Peso
Os adesivos são muito leves em comparação com os parafusos, por exemplo. Portanto, você tem menos peso e menos carga.
Vantagem número 3: Materiais fáceis
Com a colagem, você não altera ou deforma a superfície do material – ao contrário do estresse térmico durante a soldagem, por exemplo.
Vantagem número 4: Aparência
O uso de adesivos geralmente é uma grande vantagem também por motivos visuais. Adesivos especialmente transparentes permitem conexões completamente invisíveis.
Vantagem número 5: Cargas
Com a colagem adesiva, você consegue uma transmissão de forças mais uniforme. Rebites ou parafusos, no entanto, causam uma carga pontual.
Vantagem número 6: Vedação
Um grande efeito colateral de alguns adesivos é seu efeito de amaciamento e vedação.
Vantagem número 7: Aplicação
Os adesivos são fáceis de dispensar e podem ser aplicados com precisão. Às vezes, você só precisa de algumas gotas para conseguir uma união extremamente forte.
Vantagem número 8: Equipamento
A colagem com adesivo pode ser feita praticamente a qualquer hora e em qualquer lugar. Você não precisa de máquinas ou ferramentas caras.
Vantagem número 9: Reparo
Principalmente em termos de sustentabilidade, os adesivos são de grande benefício, pois ajudam a consertar as coisas ao invés de jogá-las fora.
Vantagem número 10: Custos
E o melhor: graças ao baixo consumo de material, soluções rápidas e aspectos de sustentabilidade, você economiza tempo e dinheiro.
Escolhendo o adesivo certo
Escolher o adesivo certo é muito parecido com escolher no amor – ele apenas tem que caber. Muito bem. Mas o que exatamente tem que caber?
Com adesivos, isso é mais fácil de descobrir do que com amor. Você só precisa se perguntar algumas perguntas.
Quais materiais serão colados? Qual é o tamanho da superfície de ligação e da lacuna de ligação?
Dependendo do material e da estrutura dos componentes de colagem, você precisará de um adesivo líquido, viscoso ou pastoso. Essa propriedade específica de um líquido é o que um químico chama de viscosidade. Os adesivos viscosos são capazes de penetrar em fissuras superficiais maiores. Menores, porém, nem tanto. Adesivos muito finos penetram em cada pequena rachadura, mas podem escorrer muito reparos maiores ou superfícies mais absorventes, como madeira.
Além disso, você deve considerar quanto tempo tem para o processo de adesão. Existem alguns adesivos que demoram apenas alguns segundos ou minutos a curar, outros demoram horas ou mesmo dias. O que também é importante: quais cargas a junta deve suportar após a colagem?
Em outras palavras, você pode perguntar para que é usado. Exemplo simples: Você ainda quer beber em um copo colado ou apenas usá-lo como decoração? A quais condições ambientais a junta adesiva está exposta? Quais temperaturas prevalecem? E que outras forças afetam os materiais?
Para mais explicações, iremos detalhar mais nos próximos blog.