Clique aqui e inscreva-se

Qual é o melhor adesivo?

Como foi explicado em blog anterior, não existe um adesivo para todos os fins. Então, como você sabe de qual você precisa entre todos os tipos?

Antes de chegarmos a essa questão, primeiro daremos uma olhada nas vantagens da colagem por adesivo em geral.
Vantagens da colagem

Vantagem número 1: Variedade

União por adesivos permite unir todos os tipos de materiais diferentes. Não importa se é madeira, plástico, vidro, cerâmica, papel ou muitos outros.

Vantagem número 2: Peso

Os adesivos são muito leves em comparação com os parafusos, por exemplo. Portanto, você tem menos peso e menos carga.

Vantagem número 3: Materiais fáceis

Com a colagem, você não altera ou deforma a superfície do material – ao contrário do estresse térmico durante a soldagem, por exemplo.

Vantagem número 4: Aparência

O uso de adesivos geralmente é uma grande vantagem também por motivos visuais. Adesivos especialmente transparentes permitem conexões completamente invisíveis.

Vantagem número 5: Cargas

Com a colagem adesiva, você consegue uma transmissão de forças mais uniforme. Rebites ou parafusos, no entanto, causam uma carga pontual.

Vantagem número 6: Vedação

Um grande efeito colateral de alguns adesivos é seu efeito de amaciamento e vedação.

Vantagem número 7: Aplicação

Os adesivos são fáceis de dispensar e podem ser aplicados com precisão. Às vezes, você só precisa de algumas gotas para conseguir uma união extremamente forte.

Vantagem número 8: Equipamento

A colagem com adesivo pode ser feita praticamente a qualquer hora e em qualquer lugar. Você não precisa de máquinas ou ferramentas caras.

Vantagem número 9: Reparo

Principalmente em termos de sustentabilidade, os adesivos são de grande benefício, pois ajudam a consertar as coisas ao invés de jogá-las fora.

Vantagem número 10: Custos

E o melhor: graças ao baixo consumo de material, soluções rápidas e aspectos de sustentabilidade, você economiza tempo e dinheiro.

Escolhendo o adesivo certo

Escolher o adesivo certo é muito parecido com escolher no amor – ele apenas tem que caber. Muito bem. Mas o que exatamente tem que caber?

Com adesivos, isso é mais fácil de descobrir do que com amor. Você só precisa se perguntar algumas perguntas.

Quais materiais serão colados? Qual é o tamanho da superfície de ligação e da lacuna de ligação?

Dependendo do material e da estrutura dos componentes de colagem, você precisará de um adesivo líquido, viscoso ou pastoso. Essa propriedade específica de um líquido é o que um químico chama de viscosidade. Os adesivos viscosos são capazes de penetrar em fissuras superficiais maiores. Menores, porém, nem tanto. Adesivos muito finos penetram em cada pequena rachadura, mas podem escorrer muito reparos maiores ou superfícies mais absorventes, como madeira.

Além disso, você deve considerar quanto tempo tem para o processo de adesão. Existem alguns adesivos que demoram apenas alguns segundos ou minutos a curar, outros demoram horas ou mesmo dias. O que também é importante: quais cargas a junta deve suportar após a colagem?

Em outras palavras, você pode perguntar para que é usado. Exemplo simples: Você ainda quer beber em um copo colado ou apenas usá-lo como decoração? A quais condições ambientais a junta adesiva está exposta? Quais temperaturas prevalecem? E que outras forças afetam os materiais?

Para mais explicações, iremos detalhar mais nos próximos blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...