pasta de montagem

Anti-Seize WEICON

O que é Anti-Seize

Anti-Seize WEICON ou Pasta de Montagem ou ainda Pasta Antigripante é uma mistura de lubrificantes sólidos, líquidos e aditivos. Ela é especialmente indicada para operar em sistemas estáticos ou dinâmicos de baixa velocidade.

Para que serve

Estas Pastas de Montagem são aplicadas nos equipamentos e em conexões roscadas para evitar o engripamento, proteger contra corrosão e consequentemente reduzir desgaste.

Em alguns casos de conjuntos com certo grau de desgaste o uso do Anti-Seize pode permitir um ajuste melhor diminuindo a folga excessiva.

Outro grande fator que usualmente causa problemas é a corrosão. Ela é um dos principais fatores que provocam travamento em componentes de máquinas, dificultando ou até mesmo inviabilizando o reparo – o Anti-seize, aplicado previamente nestes conjuntos evita esta situação.

Os Anti-Seize tem resistência extrema a compressão, operam em temperaturas elevadas, alguns tipos a também temperaturas extremamente reduzidas, resistem água e a diversos produtos químicos, que são os principais causadores de corrosão nas peças.

Desta forma, aplicando Anti-Seize, a desmontagem é facilitada e tem seu tempo reduzido e ainda evita danos nos equipamentos, além de eliminar meios agressivos que usualmente levam a danos em componentes ou conjuntos destas máquinas ou equipamentos.

As Pastas de Montagem Anti-Seize WEICON operam em temperaturas extremas, são resistentes a lavagem por água doce ou salgada, cargas extremamente elevadas, suportam soluções fortemente alcalinas e diversos produtos químicos. Devido a sua formulação, elas mantêm os conjuntos roscados firmes, mesmo em regime de vibração.

Onde e como aplicar

Antes de utilizar a linha de Anti-Seize WEICON, recomendamos limpar a superfície com solvente (Limpador S WEICON) para que ela fique isenta de graxas, óleos ou qualquer tipo de contaminação.

Os Anti-Seize WEICON podem ser aplicados em parafusos, flanges, fixadores, conexões roscadas e diversos outros tipos de montagens estáticas ou de baixa velocidade.

Quando utilizado em uniões roscadas, o Anti-Seize deve ser aplicado nas roscas do parafuso ou prisioneiros, principalmente nos filetes próximos a área em que a porca fará o fechamento do conjunto e nas faces da porca.

Também pode ser aplicado nas seções lisas e sem rosca de parafusos prisioneiros e entre outros tipos de parafusos. 

Os Anti-Seize WEICON são muitos econômicos. Utilizando 1 Kg e aplicando uma camada com espessura de 0,01 mm, é possível cobrir uma área de aproximadamente 45 m². 

Não é necessário preencher completamente a raiz da rosca com o Anti-Seize. O material em excesso será espremido para fora da montagem durante o aperto do equipamento.

Tipos de Anti-Seize

Devido às particularidades de cada máquina, existem Anti-Seize à base de diferentes tipos de  materiais como, por exemplo, zinco, níquel, cobre etc…

A linha de Anti-Seize WEICON possui 4 tipos diferentes. Veja abaixo suas principais características: 

Anti-Seize Standard

• É feito à base de zinco, fazendo com que o produto seja recomendado para a maioria dos casos onde é necessário o uso de pastas de montagens.

• Resiste a temperaturas de -180°C à +1200ºC

• Resiste a cargas de até 230 N/mm²

Anti-Seize High Tech

• Sua composição é isenta de metais. Isto faz com que seja especialmente apropriado para aplicações envolvendo aços alta-liga (aço inox) e evitar reações eletrolíticas (efeitos de corrosão tipo “Solda a Frio”).

• Possui Certificado NSF H1, isso faz com que o produto seja aprovado para uso na indústria alimentícia.

• Resiste a temperaturas de -40°C à +1.400ºC

• Resiste a cargas de até 230 N/mm²

Anti-Seize Pasta de Cobre

• Possui cobre em sua composição. 

• Protege contra corrosão, é excelente lubrificante de montagem e desmoldante eficaz.

• Resiste a temperaturas de -20°C à +1.100ºC

Anti-Seize Níckel Special

• É feito à base de níquel e devido a isto, possui resistência elevada a diversos meios agressivos, como cido clorídrico diluído, ácido sulfúrico, ácido nítrico, etc…

• Resiste a temperaturas de -30°C a +1.450°C

• Resiste a cargas de até 230 N/mm²

Na imagem abaixo, o Anti-Seize WEICON High Tech foi aplicado “apenas” em uma área do parafuso e após algum tempo, o mesmo não apresentou oxidação na região em que foi utilizada a pasta de montagem.

Ao aplicar uma fina camada na superfície já é o suficiente para obter os resultados esperados.

Diferentemente das graxas e dos óleos, os Anti-Seizes WEICON não necessitam de troca periodicamente. Eles foram projetados para durarem até o próximo intervalo de manutenção.

Caso desejar saber mais sobre a diferença entre graxa e pasta de montagem, já foi escrito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima