Neste artigo entenda oque é cada elemento quando se formula uma graxa e suas respectivas aplicações de graxas.
A graxa é um elemento de lubrificação que possui, em sua constituição, entre 70% a 95% de óleo com função de lubrificação e de 0% a 10% de aditivos. Os aditivos assumem funções específicas na composição da graxa, podendo atuar na inibição de corrosão, aumento de adesividade, aumento da resistência a pressão, entre outras. A parte restante da composição relaciona-se ao espessante, responsável por ligar todos esses elementos, sendo que cada tipo de espessante assume uma característica específica.
Ao escolher a graxa adequada para um determinado sistema, é recomendado, primeiramente, analisar a condição de aplicação e em qual tipo de operação será aplicado o lubrificante. Através dessas informações, é possível fazer uma escolha mais precisa.
Tipo de óleo base
As condições em que a graxa atuará, como temperaturas altas/baixas, carga e pressão determinam o tipo de óleo base. A carga e a pressão influenciam também no pacote de aditivos, relacionados a aspectos como pressão extrema e antidesgaste.
Os óleos sintéticos costumam atuar melhor em ampla faixa de temperaturas e condições de trabalho, enquanto os óleos minerais apresentam boa performance em temperaturas mais constantes.
Então podemos falar que uma graxa como a SYN LTR-2 que em sua formulação óleo sintético suporta resistências superiores e cargas do que o LTR-2 que em sua composição possui óleo mineral.
Viscosidade do óleo base
A viscosidade é uma das características mais importantes em qualquer lubrificante e geralmente costuma ser negligenciada e/ou mal interpretada quando se trata de graxa.
Através de uma fórmula que considera em seus cálculos a velocidade e a dimensão do rolamento é possível escolher a viscosidade adequada do óleo base para determinar a graxa adequada para ser aplicada em cada sistema.
Então podemos dizer que velocidades inferiores e cargas maiores exigem viscosidades maiores do que velocidades maiores e cargas menores.
Sendo assim, podemos dizer que a graxa Synxtreme HD/460 se recomenda para velocidades menores, e cargas maiores do que o Synxtreme HD/220 uma vez que o primeiro possui viscosidade ISO 460 enquanto o segundo ISO 220.
Tipo de espessante
O tipo de espessante adequado é o compatível com as recomendações do fabricante do equipamento, suportando as condições a qual será exposto. Há diversos tipos de espessantes, onde a maioria não é compatível um com o outro, logo, não devem ser misturados.
Os espessantes mais conhecidos são o lítio (como a 630), complexo de lítio (como a 1552), complexo de alumínio (como a 1444) e poliuréia (como a POLY HP-2).
A graxa é utilizada em ampla variedade de máquinas, operações e condições. Dentre os usos mais populares, estão:
- Cabos
- Mancais lisos
- Mancais de elementos rolantes
- Rolamentos lineares
- Fusos de esferas
- Guias deslizantes
- Vedações
Caso desejAgora que entende um pouco mais sobrePara conhecer mais sobre a Lubriplate, neste link conheça sobre o fornecedor. Neste, entre no site da empresa.