Clique aqui e inscreva-se

Saiba mais sobre os aspectos e as aplicações de graxa

Neste artigo entenda oque é cada elemento quando se formula uma graxa e suas respectivas aplicações de graxas.

A graxa é um elemento de lubrificação que possui, em sua constituição, entre 70% a 95% de óleo com função de lubrificação e de 0% a 10% de aditivos. Os aditivos assumem funções específicas na composição da graxa, podendo atuar na inibição de corrosão, aumento de adesividade, aumento da resistência a pressão, entre outras. A parte restante da composição relaciona-se ao espessante, responsável por ligar todos esses elementos, sendo que cada tipo de espessante assume uma característica específica.

Ao escolher a graxa adequada para um determinado sistema, é recomendado, primeiramente, analisar a condição de aplicação e em qual tipo de operação será aplicado o lubrificante. Através dessas informações, é possível fazer uma escolha mais precisa.

Tipo de óleo base

As condições em que a graxa atuará, como temperaturas altas/baixas, carga e pressão determinam o tipo de óleo base. A carga e a pressão influenciam também no pacote de aditivos, relacionados a aspectos como pressão extrema e antidesgaste.

Os óleos sintéticos costumam atuar melhor em ampla faixa de temperaturas e condições de trabalho, enquanto os óleos minerais apresentam boa performance em temperaturas mais constantes.

Então podemos falar que uma graxa como a SYN LTR-2 que em sua formulação óleo sintético suporta resistências superiores e cargas do que o LTR-2 que em sua composição possui óleo mineral.

Viscosidade do óleo base

A viscosidade é uma das características mais importantes em qualquer lubrificante e geralmente costuma ser negligenciada e/ou mal interpretada quando se trata de graxa.

Através de uma fórmula que considera em seus cálculos a velocidade e a dimensão do rolamento é possível escolher a viscosidade adequada do óleo base para determinar a graxa adequada para ser aplicada em cada sistema.

Então podemos dizer que velocidades inferiores e cargas maiores exigem viscosidades maiores do que velocidades maiores e cargas menores.

Sendo assim, podemos dizer que a graxa Synxtreme HD/460 se recomenda para velocidades menores, e cargas maiores do que o Synxtreme HD/220 uma vez que o primeiro possui viscosidade ISO 460 enquanto o segundo ISO 220.

Tipo de espessante

O tipo de espessante adequado é o compatível com as recomendações do fabricante do equipamento, suportando as condições a qual será exposto. Há diversos tipos de espessantes, onde a maioria não é compatível um com o outro, logo, não devem ser misturados.

Os espessantes mais conhecidos são o lítio (como a 630), complexo de lítio (como a 1552), complexo de alumínio (como a 1444) e poliuréia (como a POLY HP-2).

A graxa é utilizada em ampla variedade de máquinas, operações e condições. Dentre os usos mais populares, estão:

  • Cabos
  • Mancais lisos
  • Mancais de elementos rolantes
  • Rolamentos lineares
  • Fusos de esferas
  • Guias deslizantes
  • Vedações

Caso desejAgora que entende um pouco mais sobrePara conhecer mais sobre a Lubriplate, neste link conheça sobre o fornecedor. Neste, entre no site da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...