Clique aqui e inscreva-se

Legislação e regulação para lubrificantes alimentícios

Nos últimos anos a indústria alimentícia tem sido cada vez mais pressionada por órgãos governamentais e pelo mercado para que o elevado padrão de saúde requerido às matérias primas e insumos de fabricação. Estendendo aos demais itens que entram indiretamente na fabricação de seus produtos finais.

Isto significa que todos os produtos e processos nestas empresas devem estar certificados por órgãos ou certificadoras.
A fiscalização e controle de conformidade a estas normas é assumida por:

• MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que fiscaliza indústrias de produtos de origem animal, vegetal e abatedouros.

• ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) responsável por controlar e fiscalizar ambientes, processos, insumos e a tecnologia associada à produção.

No Brasil o órgão responsável por esta certificação é a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Quando se deseja solicitar um registro para comercialização de um lubrificante FOOD GRADE, dentre diversas certificações e laudos solicitados pela resolução nº 22 de 2014, dois deles são de especial importância: 

• O laudo NSF (o mais conhecido) do produto, emitido por entidade certificadora credenciada, que trata de alocar o produto quanto ao tipo de aplicação. Para a certificação dos produtos, existem diversos tipos diferentes para aplicações específicas como NSF H1 (possibilidade de contato), NSF H2 (sem nenhum contato com o alimento), NSF 3H (lubrificante para agir como desmoldante). Clique no LINK para os produtos NSF oferecidos pela LEIDINGER.

• A norma ISO 21469, que trata da segurança no processo de fabricação do lubrificante desde sua formulação até o envasamento final do produto.
O tema apresentado deixa claro que a preocupação com a saúde, mais que um emaranhado de normas, é um trabalho internacionalmente globalizado e a cada dia mais unificado, com foco no ser humano e no mundo animal em geral, assim como, na natureza vegetal. Neste contexto a WEICON e a LUBRIPLATE vem investindo intensivamente em produtos nas linhas NSF.

ara conhecer mais sobre a Lubriplate, neste link conheça sobre o fornecedor. Neste, entre no site da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...