Aos discutirmos a respeito de lubrificação de um motor, todos sabem que o ponto vital é o lubrificante. Qualquer motor pode se danificar por falha na lubrificação ou por uso do lubrificante incorreto. Quando um motor é montado novo ou remontado após retifica, usa-se óleo ou pasta lubrificante de montagem para propiciar lubrificação inicial na primeira partida. A decisão de usar a pasta de montagem Lubriplate 105 irá resultar em longa vida útil e grande durabilidade do motor e, consequentemente, em redução significativa nos custos de manutenções.
Sabemos que a construção de motores é um processo detalhado e complexo. Nem todos os passos para montagem encontram-se no manual de remanufatura. É o motivo pelo qual muitos dizem que sua reconstrução é tanto uma ciência quanto uma arte, há pouco espaço para falhas. O conjunto motor em seu todo é usinado exatamente conforme os parâmetros do fabricante e a seguir ajustado de acordo com tolerâncias apertadas e finalmente, montado com óleo de motor ou pasta de montagem.
O arranque inicial, durante as primeiras partidas é o mais crítico para a sua vida útil. Assim que o motor parte, os componentes metálicos estão em contato e há aquecimento localizado nestas áreas. Caso não haja lubrificante de montagem ou óleo nestes pontos, poderá ocorrer remoção completa de metal nos mancais do eixo do comando de válvulas ou das bronzinas de bielas. Você pode imaginar também todas as outras áreas que podem gerar calor por falta de lubrificante como hastes de válvula, balancins. Pontos iniciais de contato direto podem rapidamente levar a desgastes prematuros e eventualmente provocar falhas e danos ao motor.
Na lubrificação inicial, no momento da partida do motor, antes que o óleo flua, devemos decidir se usamos óleo ou pasta lubrificante. É falho o conceito que o óleo do motor permanece nas superfícies metálicas por longo período, proporcionando lubrificação suficiente no ato da primeira partida. Também em muitos casos, há um intervalo de tempo de dias até semanas em que o motor parcialmente reconstruído permanece parado aguardando a chegada de outras partes. Quanto mais este intervalo se prolonga, mais o óleo escoará. Também se deve considerar que os óleos dos motores novos tiveram redução nos aditivos anti-desgaste para atender as novas normas de emissão de gases. Esta diminuição de aditivos provoca desgaste nos componentes sob carga mais rapidamente do que no passado.
Também devemos considerar que os óleos de motor estão tendo sua viscosidade reduzida. Os novos óleos podem ser tão finos quanto OW-16 para motores a gasolina e 5W-30 para motores diesel. Estes óleos finos escoam mais rapidamente do que os tradicionais óleos de motor 30W ou 40W, pendendo-se assim ao uso cada vez mais para as pastas lubrificantes de montagem como sendo mais viável na reconstrução de motores, pois é uma combinação de óleos básicos, aditivos e espessantes. Sabemos que uma pasta de boa qualidade tem as propriedades de se manter no local com temperaturas elevadas e resistir à lavagem.
Uma pasta deve apresentar propriedades anti-desgaste das partes metálicas, assim como, aditivos EP (extrema pressão) para períodos de alta carga. A pasta de montagem deve diluir-se ao óleo tão logo ele encontre seu caminho dentro do motor e, quando aquecida, não ficar presa nos filtros ou no cárter. A base da pasta deve ter viscosidade condizente à do óleo do motor e não conter aditivos excedentes que venham a trabalhar contra os aditivos próprios dos óleos lubrificantes.
Por atender todas estas exigências, o procedimento sugerido é aplicar uma fina camada de LUBRIPLATE 105 por trincha, tecido macio ou spray em todas as partes móveis do motor. Isto inclui componentes como hastes das válvulas, pistões, anéis, engrenagens do comando, bronzinas e casquilhos e enfim, de todos os componentes móveis de motores ciclo Otto ou Diesel. Este procedimento elimina corrosão e engripamento após a partida inicial.
A Pasta de Montagem LUBRIPLATE 105 é produzida pela FISKE Brothers Refining Company, fundada em 1870. Sua sede é em Newark, New Jersey e a fábrica, com instalações de última geração, e o centro primário de distribuição estão em Toledo, Ohio. A LUBRIPLATE produz uma linha completa de lubrificantes minerais e sintéticos para aplicações nos mais diversos e severos regimes para os segmentos, dentre outros, industrial, naval, fora-de-estrada e automotivo.
Para saber mais sobre a Lubriplate, entre neste link, para ir ao site do fabricante, neste link.