Você deseja arrumar um cortador de queijos, um óculos quebrado, sem problemas. Coloca um adesivo e tudo resolvido, certo? Não exatamente. Devemos tomar alguns cuidados a mais.
Dica 1: Luvas
Ao trabalhar com adesivos, a regra é usarmos luvas. Por quê? Em primeiro lugar, como trabalhamos com produtos químicos, queremos proteger nossa pele. Mas há outro motivo, a superfície da nossa pele está coberta de contaminações e oleosidade. E isso também pode contaminar a superfície a ser aderida. Portanto, colocar luvas antes de cada adesão.
Dica 2: Limpeza
O que você definitivamente deve fazer antes de cada adesão é limpar.
Gordura, óleo, poeira, sujeira ou spray de silicone são assassinos implacáveis para a adesão. Graxa ou partícula separa o material a ser colado do adesivo A instrução na embalagem de qualquer adesivo diz que a superfície precisa estar livre de sujeiras e oleosidades.
Para se fazer uma limpeza se utiliza um spray específico para a aplicação. Assim como com os adesivo, existem inúmeros tipos de agentes de limpeza, depende quão sensível é a superfície ou quão pesado é a sujeira se precisará de um agente mais suave ou mais forte.
Dica 3: Rugosidade
Existem no mundo milhares de diferentes tipos de materiais que podem ser aderidos entre si e uns aos outros, todos estes materiais possuem estruturas superficiais diferentes. Uma superfície rugosa é ideal para a adesão. Esta rugosidade permite o travamento mecânico dos materiais com o adesivo. Este é o motivo pelo qual é importante ter a superfície rugosa antes da adesão para ajudar na colagem. Dependendo do tamanho e geometria da peça você pode utilizar uma escova de aço ou uma lixa. Na industriais é usualmente aplicado o jateamento Isto significa que o material é tratado com um abrasivo especial com ar comprimido. Após o jateamento, limpamos novamente para limpar as partículas do jateamento, e ter a superfícies limpa para a adesão.
Dica 4: Primer
Em alguns casos aumentar a rugosidade da superfície não é possível ou a superfície deve ser preparada. Fazemos isso quando temos uma superfície passiva e desejamos fazer uma adesão durável. Neste caso, podemos fazer uma dupla com um primer. Um primer, também conhecido como agente aderente, funciona como um adaptador. Promove uma melhor molhabilidade e permite reações químicas entre o adesivo e a superfície a aderir.
Então, sem luvas ou rugosidade da superfície, não é surpresa que o adesivo não funcione. Mesmo assim seu primeiro pensamento é isto é inútil. mas não é verdade. Na maioria dos casos, o problema esta com o operador porque não prestou atenção as nossas dicas. A não ser que selecione o adesivo errado. Isto também não é raro de acontecer. Como escolhe o adesivo correto explicarei em uma próxima oportunidade.
Para saber mais sobre a Weicon, entre neste link. Neste link é o site da WEICON.