Clique aqui e inscreva-se

Óleo de compressor de ar

Compressores de ar são equipamentos encontrados em praticamente todas as indústrias, para as mais diversas aplicações, podendo estes serem de diversos tipos. Estes equipamentos necessitam atenção especial com sua manutenção para evitar danos e assim poder parar, desde uma operação de produção a até a planta completa. Um dos principais cuidados é justamente o uso do óleo de compressor de ar.

Funções dos lubrificantes em compressores de ar

Lubrificante para compressores de ar tem um papel fundamental para o bom funcionamento deste equipamento. Entre suas diversas aplicações, ele deve poder lubrificar com eficiência, reduzindo assim o desgaste de peças móveis. Além disto, deve possuir o poder de resfriar o sistema evitando assim o superaquecimento do equipamento. Outra tarefa importante destes lubrificantes é o poder de remoção das sujeiras do sistema que serão levadas ao filtro.

Tipos de óleo para compressores

Existem dois tipos básicos de óleo para compressores fornecidos pela LUBRIPLATE. Os sintéticos e os minerais. Além disto podemos classifica-los entre os lubrificantes para uso geral e para uso na indústria alimentícia.

Óleo mineral

Lubrificantes minerais são produtos refinados a partir do petróleo, com características térmicas e de carga inferiores às dos sintéticos. Para algumas aplicações com temperaturas não tão altas e cargas não tão elevadas estes produtos possuem excelente rendimento. Por suas características, a troca deve ser em períodos menores que os dos sintéticos; em contrapartida,,o custo por litro é inferior.

Óleo sintético

Como o próprio nome diz, este lubrificante possui um processo mais controlado para fabricação. Isto implica em um lubrificante com desempenho mais alto, possibilidade de se trabalhar com cargas maiores, temperaturas maiores e períodos entre trocas maiores. Apesar de toda esta tecnologia aplicada resultar em preço mais elevado, é comum o custo operacional ser muito vantajoso.

Normalmente estes lubrificantes possuem um poder de limpeza maior que o dos minerais, por este motivo, recomendamos o uso de um flush quando for trocar de um óleo mineral para um sintético, evitando assim o bloqueio do sistema de filtragem do equipamento por sujeira.

Óleo para compressor alimentício

Para algumas aplicações na indústria de cosméticos, medicamentos, de alimentos e de bebidas, exige-se a utilização de lubrificante com certificação alimentícia. Esta certificação fornecida por um órgão internacional, o NSF, que homologa os fabricantes e os respectivos produtos.

Dentre os diversos tipos de homologação, para estas categorias de indústria, os lubrificantes normalmente em uso, devem estar homologados em NSF H-1. Esta homologação indica que o lubrificante pode ter contato incidental com o produto em fabricação. Isto significa que se uma gota deste lubrificante chegar ao produto, este contato não trará danos à saúde do consumidor.

No caso de lubrificantes minerais alimentícios recomendamos a família FMO-AW enquanto para os sintéticos, recomendamos a família SFGO. Ambas famílias citadas de produtos se utilizam para estas aplicações com diversos casos de sucesso.

Viscosidade do óleo para compressor

Um dos principais fatores na hora de selecionar um óleo lubrificante é saber a viscosidade do óleo. A viscosidade é a resistência de um fluido ao escoamento. Então um óleo muito viscoso terá uma resistência maior ao movimento que um pouco viscoso. Muitas pessoas conhecem a viscosidade como quão grosso ou fino este fluído é.

Para os lubrificantes do mesmo jeito que aos demais líquidos, as viscosidades são importante fonte de informação para cada aplicação específica. Então, para os compressores de ar, a viscosidade ISO do lubrificante está entre 32 e 46 cSt.

Importante lembrar que cada modelo e marca de compressor são únicos, por este motivo, o fabricante do equipamento determina as características do óleo de compressor de ar.

Para saber mais sobre lubrificantes alimentícios, entre neste link.

Para saber mais sobre a Lubriplate, neste link, ou neste para o site do fornecedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...