Clique aqui e inscreva-se

Plástico-Aço para reparos de Peletizadoras

Aprenda como utilizar a resina epóxi Plástico-Aço para fazer reparos de Peletizadoras. Assim se pode recuperar e prolongar sua vida útil.

Epóxi são resinas geralmente com alta dureza, boa resistência química e térmica e ser bi-componente (necessita a mistura dos dois produtos) conforme visto neste artigo.

Geralmente quando se fala de resinas epóxis, se tem duas aplicações básicas.

As tintas epóxi, devido a sua elevada resistência à umidade e a agentes corrosivos, muito utilizadas em pinturas de superfícies sujeitas a ambientes agressivos. Elas também se caracterizam por sua elevada durabilidade, boa resistência à abrasão, além de boa aderência aos mais diversos tipos de superfícies.

As resinas epóxi por outro lado são utilizadas quando as necessidades de resistência são mais severas (tanto química como mecânica). Logo conforme o tipo de serviço seja reparo ou revestimento, elas são disponíveis em forma de massa ou na condição líquida. Considerando as condições de operação do equipamento ou da superfície a que se aplicarão (pressão, temperatura, abrasão etc.), disponibiliza-se elas com diversas cargas como alumínio, aço, bronze, cerâmico etc. Também se podem aplicar as resinas epóxi a uma ampla variedade de materiais metálicos e não metálicos. Um bom exemplo de aplicação de resina epóxi é o revestimento de pisos de áreas industriais e de manutenção, onde é necessário resistir ao fluxo intenso de maquinários e pessoas, além de proporcionar facilidade na limpeza e manutenção.

Portanto hoje iremos apresentar uma aplicação de duas resinas epóxi para fazer o reparo de um equipamento de peletização.

Observando o vídeo abaixo, podemos verificar que houve um desgaste na parede interna da peletizadora. Este desgaste deu-se ou pela alta dureza ou pela abrasividade do produto a ser peletizado, ou ambos, e acabou desgastando a superfície do metálica do equipamento.

Seleção de produtos

O Plástico-Aço WEICON WR2, pastoso, resistente à abrasão, próprio para recondicionamento da superfície desgastada.

O Plástico-Aço WEICON Ceramic BL, líquido, extremamente resistente à abrasão, para dar acabamento final à superfície e aumentar a vida útil do equipamento.

Antes de fazer qualquer adesão, é necessário fazer uma rigorosa limpeza na superfície. A limpeza é de fundamenta importância na boa adesão do produto / adesivo. Vale lembrar que se a superfície estiver contaminada, a aderência será do contaminante à superfície e não da resina ou do adesivo. Usualmente recomenda-se fazer pré-tratamento da superfície com jato de granalha ou caso não seja possível, com um bom lixamento prévio, para, a seguir, efetuar a limpeza final com solvente de alta qualidade como o Limpador de Superfície WEICON. 

A forma de preparação da resina é também de fundamental importância para o bom desempenho da aplicação. Para tanto, deve-se inicialmente homogeneizar rigorosamente apenas a resina aa baixa velocidade e deixa-la descansar por cerca de 5 a 10 minutos para posterior adição do endurecedor. Este procedimento é válido, tanto para o Plástico-Aço WR2 quanto para o Plástico-Aço Ceramic BL.

Observa-se que, após utilizar o Plástico-AÇO WR2 e acelerar a cura em um forno, lixou-se novamente a superfície para torná-la mais uniforme e, em seguida, limpou-se com Limpador S WEICON.

Um efeito ainda mais interessante na utilização de duas resinas (com cores diferentes) para aplicações como esta está no fato de após longo tempo de funcionamento do equipamento haverá o desgaste da película formada pelo Plástico-Aço Ceramic BL. Quando a coloração da superfície difere do produto abaixo for constatada, deverá se executar uma nova aplicação.

Para saber mais sobre a WEICON, neste link. Para ir ao site do fornecedor, neste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...