Clique aqui e inscreva-se

Sistemas de Proteção contra Incêndio

Todos os anos ocorrem cerca de 3,8 milhões de incêndios em todo o mundo gerando custos bilionários para proprietários, usuários, órgãos públicos e seguradoras. Em outras palavras, quase 60% das mortes por incêndio ocorrem fora da sala de origem dos incêndios, e a fumaça causa 3/4 de todas as mortes. Portanto, estar em uma edificação que possui um sistema de proteção contra incêndio adequado, ou seja, que possui medidas para detectar e dificultar a propagação e sua consequente contenção ou extinção é de vital importância, não só para a integridade física das pessoas, mas também do patrimônio.

Então essas medidas são separadas entre ativas e passivas.

Medidas Ativas

As medidas ativas de proteção abrangem, entre outras, a detecção de fogo e fumaça. Por este motivo a detecção de fumaça são meios de alerta para os ocupantes do edifício para iniciar o abandono do edifício. Então quanto mais rápido o fogo for descoberto, mais fácil será controlá-lo e maiores serão as chances de os ocupantes do edifício escaparem sem sofrer qualquer injúria. Por este motivo os sistemas devem passar por teste constantes a fim de garantir o seu bom funcionamento.

O Teste para Detectores de Fumaça WEICON é um produto útil para detectores fotoelétricos ou óticos. Como vantagem, ele evapora sem deixar resíduos ou sujeira no equipamento.

Teste para Detectores de Fumaça não inflamável WEICON tem como principal vantagem não ser inflamável.

Medidas Passivas

As medidas passivas de proteção abrangem, entre outras, a compartimentação e proteção da estrutura do edifício. Sabendo disto a principal medida adotada consiste na compartimentação, que visa dividir o edifício em células capacitadas a suportar a queima dos materiais combustíveis nelas contidos, impedindo o alastramento do incêndio.

A compartimentação horizontal visa impedir a propagação do incêndio de modo a não afetar grandes áreas, o que dificultaria extremamente o controle do incêndio, aumentando o risco de propagação vertical e ameaçando mais a vida humana. Neste sentido se obtém a compartimentação horizontal por paredes e portas corta-fogo; registros corta-fogo nos dutos que transpassam as paredes corta-fogo; selagem corta-fogo da passagem de cabos elétricos e tubulações das paredes corta-fogo; entre outros dispositivos.

Por este motivo a Weicon desenvolveu o FireSeal que é um adesivo que tem como principal aplicação vedar e resistir ao fogo por 120 minutos. Ele adere em metais e em alguns tipos de plásticos e cerâmicas.

Este produto também adere em materiais com revestimentos como pintura a pó, pintura me metais, galvanizadas, anodizadas e cromadas. Este produto é de aplicação simples e tem aprovação por normas internacionais como a norma europeia EM 1366-4.

Como resultado este adesivo tem aprovação para aplicações marítimas pela IMO FTPC Parts 2+5 e ferroviários pela norma DIN EM 45545-2 R22/23 HL3.

WEICON TB Flex F é um adesivo branco que resistente a chamas bi-componente ideal para aplicações de proteção contra incêndio. Usado para fixar cerâmicas de proteção contra desgaste ou peças de aço em uma ampla variedade de materiais de superfície, como metal, concreto ou similares.

Ainda mais que este produto apresenta alta aderência e após a cura e é resiste a impactos. Como resultado, mesmo nas condições mais extremas, o adesivo não se torna quebradiço e é resistente a químicos.

Para saber mais sobre a WEICON, acesse este link. Para acessar o site do fabricante, neste link.

Fonte: INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 02/2018 – Conceitos básicos de segurança contra incêndio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...