Clique aqui e inscreva-se

Graxa atóxica alimentícia

Graxa atóxica alimentícia assim como os lubrificantes para aplicações alimentícias são produtos de extrema pureza desenvolvidos para aplicações junto a indústria de alimentos, bebidas, cosméticos e medicamentos.

Então estes produtos que normalmente possuem a cor branca podem ser utilizados nas mais diversas aplicações como para lubrificação de rolamentos e de guias, como pastas de montagem, como desmoldantes dentre outras.

Certificadoras

As empresas fabricantes devem homologar as graxas em entidades certificadoras para garantir que sejam atóxicas. Destas, a mais conhecida internacionalmente é a NSF.

A NSF é responsável pela homologação de diversos tipos de produtos em critério de ampla faixa de classificações, sempre com foco na segurança da qualidade dos alimentos nas diversas etapas de processamento e de embalagem.

No caso dos lubrificantes, no critério de contato com alimentos há três diferentes classificações a saber:

3H- Para lubrificantes que podem entrar em contato direto com o alimento. Aplicações como desmoldantes devem estar classificados neste critério.

H1- Para lubrificantes em contato incidental com alimentos. É o caso da lubrificação de rolamentos, buchas, guias de maquinário de produção onde pode ocorrer contato incidental com o alimento em processamento.

H2- É o caso de lubrificantes que podem ser utilizados dentro de áreas de processamento de alimentos, mas não podem entrar em contato com o alimento.

Por questão de racionalização, sugerimos a aplicação de lubrificantes alimentícios grau H1 e 3H, otimizando assim, a quantidade dos diferentes lubrificantes a serem utilizados.

Assim, por exemplo, resulta que graxas para trabalharem a altas temperaturas, devem ter todos os seus elementos também resistentes a altas temperatura. Da mesma forma, graxas que trabalham com água, devem ter todos seus elementos resistentes a água.

Qual a melhor graxa atóxica alimentícia?

Conforme explicamos acima, devido as inúmeras possibilidades normalmente não se tem a melhor graxa atóxica. Mas a pergunta que fica é, qual a melhor graxa para a sua aplicação?
Para isto, abaixo listamos alguns casos usuais e a sugestão das graxas a se aplicar.

Rolamentos e Buchas

Aplicação em rolamentos ou buchas com temperaturas entre -12ºC e + 204ºC são aplicações muito comuns para a indústria alimentícia. É um caso corriqueiro que vai desde as esteiras de movimentação aos rolamentos de dentro dos equipamentos. Sendo assim, as graxas da família FGL da LUBRIPLATE usualmente atendem estas exigências.

Engrenagens abertas

Engrenagens abertas normalmente trabalham a velocidades inferiores as de rolamentos e buchas. Da mesma forma, a graxa deve ter boa aderência a superfície da engrenagem de modo a evitar acúmulo de sujeira em ambiente no qual se requer elevado nível de limpeza. Para tal condição a LUBRIPLATE desenvolveu as graxas da família Pure-tac.

Altas temperaturas

Altas temperaturas como em rolamentos de fornos são problemas muito comuns principalmente em industrias como as de panificação. Neste caso, usualmente sugerimos a graxa Synxtreme HT Max. Esta fórmula, composta por óleo sintético e com PTFE, suporta altas temperaturas nas mais diferentes aplicações.

Baixas temperatura

Empresas da área frigorífica ou de sorvetes por exemplo, normalmente tem dificuldade com a lubrificação de rolamentos por causa da baixa temperatura de trabalho. Para estas aplicações, sugerimos a utilização da família SFL da LUBRIPLATE. Este lubrificante sintético pode trabalhar a temperaturas de até – 51ºC.

Pasta de Montagem

Apesar do aspecto parecido, existe uma diferença básica entre a graxa e a pasta de montagem. A pasta de montagem tem alta resistência a pressão e temperatura, não se remove nem com água doce nem água salgada e impede engripamento de componentes metálicos em contato.

No segmento de alimentos e bebidas, um elemento importante nas montagens de moldes (embalagens) ou na fixação de porcas e parafusos é a facilidade de desmontagem após um longo período sem dificuldade. É o caso em que sugerimos a aplicação da Pasta de Montagem WEICON Anti-Seize High Tech.

Sendo assim estas indicações são sugestões, não são regras. A LUBRIPLATE possui em sua linha de produtos com certificação NSF mais de 20 diferentes tipos de graxa atóxica alimentícia. Caso possua alguma dúvida sobre aplicação, entre em contato conosco para auxilia-lo a especificar lubrificante mais adequado para sua aplicação.

Para saber mais sobre a Lubriplate, entre neste link.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo de Bomba de Combustível

Reparo de bombas de combustível de distribuidoras com resinas epóxi da Weicon é um avanço significativo na manutenção e reparo desses equipamentos. As bombas...

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...