Clique aqui e inscreva-se

Graxa para Lubrificar Motores Elétricos

Aprenda qual a importância de se utilizar uma graxa para lubrificar motores elétricos e a seleção de aplicação.

Graxa para Lubrificar Motores Elétricos

Estudos realizados pelo Electric Power Research Institute (EPRI, Palo Alto, CA, epri.com) nos Estados Unidos demonstram que 95% dos motores falham prematuramente. Deste volume, 53% são decorrentes de falhas em rolamentos devido, em grande parte das vezes, a lubrificação incorreta, ou até mesmo, inexistente.

Este tipo de lubrificação não é complexo, mas três fatores básicos devem ser considerados:

  • tipo correto de lubrificante
  • quantidade de lubrificante
  • peridiocidade entre lubrificações

Seleção de Lubrificante

Para esta aplicação específica, a LUBRIPLATE desenvolveu e oferece uma graxa apropriada. Neste blog, falaremos da diferença de se trabalhar com graxas específicas em relação as graxas multi-uso.

Um ponto importante para selecionar o melhor lubrificante é entender que a maioria dos motores elétricos são lubrificados com graxa e não óleo.

Graxa é uma mistura entre um óleo ligado a um espessante e aditivos para melhorar algumas propriedades da graxa.

Óleo base

Para motores que trabalham entre 1.200 e 3.600 rpm, o óleo com viscosidade ideal está na faixa entre 90 cSt e 120 cSt a 40º C. Para efeito de comparação, graxas multiuso geralmente possuem viscosidade entre 220 cSt e 460 cSt a 40°C, ou seja, muito acima do especificado para rolamentos de motor em velocidades operacionais normais. Desta forma, a aplicação de graxa muli-uso pode ser a causa de sobreaquecimento nos rolamentos.

Espessantes

Os dois espessantes mais usuais presentes nas graxas para motores elétricos são a poliuréia e o lítio. Cada um deles possuem vantagens e desvantagens.

Graxas com espessantes de poliuréia possuem como vantagem melhor compatibilidade com sistemas de vedação. Geralmente tem maior resistência a temperatura, melhor característica anti-oxidante e alta estabilidade térmica como por exemplo a graxa Lubriplate Poly HP-2.

Graxas com base lítio geralmente são mais recomendadas para aplicações com água e maior compatibilidade com outros tipos de espessantes. Graxas como a Lubriplate EMB e a Lubriplate Syn-EMB possuem este tipo de espessante.

Aditivos

As graxas para motores elétricos possuem aditivos específicos para esta aplicação enquanto as graxas multi-uso geralmente possuem aditivos para uso geral. Alguns destes aditivos podem volatilizar e corroer os enrolamentos de cobre de um motor.

Para conhecer mais sobre a Lubriplate, neste link conheça sobre o fornecedor. Neste, entre no site da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...