Aprenda qual a importância de se utilizar uma graxa para lubrificar motores elétricos e a seleção de aplicação.
Graxa para Lubrificar Motores Elétricos
Estudos realizados pelo Electric Power Research Institute (EPRI, Palo Alto, CA, epri.com) nos Estados Unidos demonstram que 95% dos motores falham prematuramente. Deste volume, 53% são decorrentes de falhas em rolamentos devido, em grande parte das vezes, a lubrificação incorreta, ou até mesmo, inexistente.
Este tipo de lubrificação não é complexo, mas três fatores básicos devem ser considerados:
- tipo correto de lubrificante
- quantidade de lubrificante
- peridiocidade entre lubrificações
Seleção de Lubrificante
Para esta aplicação específica, a LUBRIPLATE desenvolveu e oferece uma graxa apropriada. Neste blog, falaremos da diferença de se trabalhar com graxas específicas em relação as graxas multi-uso.
Um ponto importante para selecionar o melhor lubrificante é entender que a maioria dos motores elétricos são lubrificados com graxa e não óleo.
Graxa é uma mistura entre um óleo ligado a um espessante e aditivos para melhorar algumas propriedades da graxa.
Óleo base
Para motores que trabalham entre 1.200 e 3.600 rpm, o óleo com viscosidade ideal está na faixa entre 90 cSt e 120 cSt a 40º C. Para efeito de comparação, graxas multiuso geralmente possuem viscosidade entre 220 cSt e 460 cSt a 40°C, ou seja, muito acima do especificado para rolamentos de motor em velocidades operacionais normais. Desta forma, a aplicação de graxa muli-uso pode ser a causa de sobreaquecimento nos rolamentos.
Espessantes
Os dois espessantes mais usuais presentes nas graxas para motores elétricos são a poliuréia e o lítio. Cada um deles possuem vantagens e desvantagens.
Graxas com espessantes de poliuréia possuem como vantagem melhor compatibilidade com sistemas de vedação. Geralmente tem maior resistência a temperatura, melhor característica anti-oxidante e alta estabilidade térmica como por exemplo a graxa Lubriplate Poly HP-2.
Graxas com base lítio geralmente são mais recomendadas para aplicações com água e maior compatibilidade com outros tipos de espessantes. Graxas como a Lubriplate EMB e a Lubriplate Syn-EMB possuem este tipo de espessante.
Aditivos
As graxas para motores elétricos possuem aditivos específicos para esta aplicação enquanto as graxas multi-uso geralmente possuem aditivos para uso geral. Alguns destes aditivos podem volatilizar e corroer os enrolamentos de cobre de um motor.
Para conhecer mais sobre a Lubriplate, neste link conheça sobre o fornecedor. Neste, entre no site da empresa.