Clique aqui e inscreva-se

Lubrificante para redutores: o que é e como funciona?

Os lubrificante para redutores são produtos químicos que se desenvolveram especificamente para reduzir o atrito interno e aumentar a vida útil destes sistemas. Assim, projetam-se estes lubrificantes são projetados especificamente para uso em caixas de engrenagens, motores de passo e outros tipos de redutores de velocidade.

O que é um redutor

Um redutor é um equipamento que serve para diminuir a velocidade de rotação e aumentar o torque na saída. Este equipamento realiza este processo através de engrenagens, que têm como objetivo transferir torque (força de rotação) de um eixo para outro, enquanto também reduzem a velocidade.

Utilizam-se redutores são utilizados em máquinas e equipamentos que precisam de rotação mais baixa para funcionar corretamente, como bombas, ventiladores e sistemas de transporte.

Lubrificante para redutores

Os lubrificantes para redutores, contendo óleo mineral ou sintético e aditivos especiais, são fabricados para melhorar as propriedades de lubrificação, reduzir a fricção e evitar a corrosão. Classificam-se estes lubrificantes pela viscosidade, resistência à oxidação, resistência à água e outras propriedades.

Esta lubrificação é muito importante pois as engrenagens internas dos redutores sofrem com o contato entre os seus dentes. Caso o lubrificante não for o correto para esta aplicação, as engrenagens sofrerão atrito em excesso provocando forte aumento de calor e desgaste excessivo. A consequência será uma redução drástica da vida útil deste equipamento.

Lubrificante para redutores à base de óleo mineral vs. lubrificantes sintéticos

Pode se fabricar lubrificantes para redutores com óleo base mineral ou sintético, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.

Refina-se lubrificantes minerais a partir de petróleo e eles usualmente possuem valor de aquisição mais baixo que o sintético. Em condições normais de trabalho possuem boa resistência à oxidação. No entanto, em aplicações mais extremas como altas temperaturas, ambiente com alta carga ou água, eles podem degradar mais rapidamente.

Os lubrificantes sintéticos, feitos a partir de compostos químicos sintéticos, possuem maior resistência térmica, à pressão, além de poder prolongar a troca entre lubrificantes. Entretanto, são geralmente mais caros que os lubrificantes minerais.

Quando trocar o lubrificante do redutor?

A frequência das trocas de óleo da caixa de engrenagens depende de vários fatores, incluindo o tipo do óleo, condições de operação e a recomendação do fabricante do redutor.

Embora a maioria dos fabricantes possuem uma recomendação de periodicidade de troca do lubrificante, as condições em que este equipamento está trabalhando como altas temperaturas, cargas elevadas, sujeira ou água pode fazer com que a troca seja mais frequente.

Então realizar análises constantes nos lubrificante desses equipamentos permite trocar o óleo no momento correto sem o risco de troca tardia (podendo danificar o equipamento) ou muito prévia (gerando custo adicional desnecessário).

Lubrificante LUBRIPLATE para redutores

Falando especificamente sobre o lubrificante da LUBRIPLATE, fundada em 1869 em New Jersey, Estados Unidos, é  uma empresa especializada na fabricação de lubrificantes industriais. Dentre seus diversos produtos fornece lubrificantes para equipamentos como compressores, redutores, engrenagens abertas, rolamentos e uma ampla linha específica para o mercado alimentício.

Conclusão

Então se quiser saber mais sobre lubrificante para redutores, entre em contato com a LEIDINGER e solicite informações sobre os lubrificantes LUBRIPLATE. Possuímos uma equipe de especialistas preparados para esclarecer qualquer dúvida sobre o tema. Oferecemos lubrificantes adequados para atender às necessidades de cada cliente.

Para saber mais sobre a LUBRIPLATE, acesse este link, para ir ao site do fornecedor, neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...