O que é um lubrificante seco?
Diferentemente dos óleos e das graxas que as empresas formulam a partir de um óleo base e aditivos, a aplicação de lubrificante seco, após a aplicação, formam uma película seca de baixo atrito e protetora contra corrosão.
Quando usar um lubrificante seco?
Utiliza-se lubrificantes secos em casos nos quais se deseja evitar que o óleo presente nos lubrificantes usuais, por motivos de segurança (em situações onde elevadas temperaturas e pressões no meio a ser lubrificado podem causar incêndio) ou por questão de limpeza, como na lubrificação de guias de equipamentos da indústria alimentícia. Sendo assim, quanto menos contaminante estiver presente no ambiente, melhor.
Tipos de lubrificantes secos.
Grafite
Um dos lubrificantes secos mais utilizados até hoje. Possui boa resistência a pressão.
Bissulfeto de Molibdênio (MoS2)
Muito utilizado em aplicações sujeitas a elevadas pressões de trabalho e se deseja um baixo coeficiente de atrito. Então o Spray de MoS2 da WEICON é um produto ideal para tais aplicações. Sendo assim o produto adere fortemente à superfície onde o aplicam e figura entre os poucos aplicáveis em sistemas de alto vácuo, como bombas e válvulas.
PTFE
O PTFE é um filme lubrificante altamente estável e duradouro garantindo assim uma excelente resistência química e contra corrosão. Um exemplo é o Spray de PTFE WEICON encontra boa aplicação na indústria automotiva, de energia, aeroespacial etc. Para o mercado alimentício a WEICON desenvolveu o PTFE FLUID que possui certificação NSF H-2.
Silicone
Utilizado em aplicações onde se deseja reduzir o atrito das superfícies como em punções, facas, tesouras, etc e é extremamente inerte. Assim sendo o Spray de Silicone da WEICON possui todas estas características. Ao passo que para a indústria alimentícia a WEICON desenvolveu o Spray Silicone FLUID, com certificação NSF H1.
Regularmente, usa-se alguns tipos de lubrificantes secos como aditivos em graxas e óleos.
É o exemplo do MoS2 por vezes utilizado como aditivo de graxas para aumentar a resistência a pressão.
Muitos utilizam o PTFE como espessante de graxas para aplicações especiais. Então o óleo de silicone é usualmente utilizado como óleo base para fabricação tanto de óleos e graxas em aplicações nas quais se tenha alta temperatura ou pressão.
Onde são usados os lubrificantes de filme seco?
Existe uma grande variedade de aplicações típicas de revestimentos de filme seco, dentre as quais:
- Fixadores, rolamentos de molas, cames, engrenagens e vedações
- Conexões hidráulicas aeroespaciais, componentes de válvulas e instrumentos médicos não intrusivos
- Eixos, estrias e buchas
- Borracha e outros substratos não metálicos (para evitar o ressecamento e trinca das peças)
- Fixadores automotivos, corrediças de assento e trilhos
- Componentes petroquímicos, de petróleo e gás submarinos
- Lubrificação de válvulas e bombas com alto vácuo
Como aplicar um lubrificante seco
Sugerimos inicialmente que a superfície do material seja limpa. Neste caso recomendamos a utilização de sprays de limpeza WEICON como o Limpador “S” para superfícies metálicas ou Fast Cleaner para aplicações junto ao mercado alimentício.
Então após este preparo, aplicar o produto de modo a garantir que a superfície esteja plenamente lubrificada.
Para saber mais sobre a WEICON, entre neste link, para ir ao site do fornecedor, neste link.