Clique aqui e inscreva-se

Como reduzir o risco de MOSH MOAH

MOSH MOAH são hidrocarbonetos nos quais em seu consumo em excesso pode gerar doenças. Neste artigo iremos falar a respeito.

A indústria alimentícia está entre os principais mercados de exportação do Brasil para a Europa. Entre os cinco produtos mais exportados, quatro destinam-se ao mercado alimentício. Isso obriga as empresas nacionais a se adaptarem ao mercado exportador.

Nos últimos anos os clientes exigem que os fornecedores consigam certificações não apenas de seus produtos e processos, mas também de seus insumos. Um deles é que os alimentos não tenham contato com MOSH MOAH.

O que é um lubrificante alimentício

Lubrificantes alimentícios ou conhecidos também como food grade, como visto neste artigo, foram formulados com óleos bases e aditivos aprovados pela USDA. Existem três categorias diferentes de classificação a saber:
3H – Para contato direto com alimentos.
H1 – Para contato incidental com alimentos.
H2 – Lubrificantes que podem estar em áreas de preparos alimentícios, mas sem contato algum com alimentos.

Uma explicação simples seria em um frigorífico, o lubrificante a se utilizar para lubrificação da faca que corta a carne, seria 3H. O lubrificante para os rolamentos e sistemas de movimentação das carnes durante e após o corte, seria H1.

Já os lubrificantes a serem aplicados aos mecanismos onde não há possibilidade de contato com alimentos estaria na categoria H2.
Existe uma tendencia na Europa e Estados Unidos para que se substitua os lubrificantes H2 pelos de classe H1 e assim evitar qualquer contaminação ou erro durante o processo de lubrificação.

O que é MOSH MOAH

MOSH e MOAH são hidrocarbonetos de óleos minerais (MOH).Obtém-se principalmente compostos químicos a partir do petróleo bruto, mas também os produz sinteticamente a partir do carvão, do gás natural e da biomassa.

Normalmente, encontramos o MOSH/MOAH nos lubrificantes de equipamentos industriais, aditivos alimentares e dos materiais de embalagens.

Regulamentação MOSH MOAH

Em 2012, o Painel Científico dos Contaminantes da Cadeia Alimentar (painel CONTAM) da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA) concluiu que o impacto potencial dos diversos grupos de MOH na saúde humana é muito variável. Os MOAH podem atuar como substâncias cancerígenas genotóxicas, ao passo que alguns hidrocarbonetos saturados de óleos minerais (MOSH) são suscetíveis de se acumular nos tecidos humanos e podem produzir efeitos adversos no fígado. É importante organizar a monitorização dos MOH para compreender melhor a presença relativa de MOSH e MOAH nos alimentos que mais contribuem para a exposição por via alimentar, visto que alguns MOAH são considerados mutagênicos e cancerigenos.

O Ministério Federal de Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL) esta trabalhando para que no máximo 2 mg de MOSH / kg de alimento e 0,5 mg de MOAH / kg de alimento com tendência de diminuir estes limites.

Lubrificantes LUBRIPLATE

A LUBRIPLATE é uma empresa que tradicionalmente se preocupa em relação as certificações conforme mostrado neste link. Entre as diversas que a LUBRIPLATE possui estão:
– NSF 21469 – Fabricante de lubrificantes de grau alimentício.
– NSF H1- Contato incidental com alimento
– HALAL – Certificado de aprovação para utilização em processos de fabricação de alimentos apropriados a religião muçulmana
– KOSHER – Certificado de aprovação para utilização em processos de fabricação de alimentos apropriados a religião judaica.
Todos estes produtos possuem valores MOSH/MOAH abaixo dos critérios atuais.

Para saber mais sobre a Lubriplate, entre neste link. Para o site do fornecedor, neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...