Clique aqui e inscreva-se

Solda a Frio em Bronze

A solda frio em bronze é um processo de união de partes de metal, em especial de bronze, que não requer uso de calor. Portanto, este processo é ideal para aplicações em que o calor pode causar danos, como na soldagem de tubos de cobre. Além disto, a solda a frio também é mais rápida do que outros tipos de união e se realiza em ambientes abertos.

O que é a solda a frio?

Usamos a solda a frio é uma técnica usada para se fazer reparo em metais sem o uso do calor como nos processos comuns de soldagem. Sendo assim, esta união ocorre através do uso de uma resina bi-componente, que após a cura total, adquire alta resistência. O tempo de cura da resina, conforme o tipo e a necessidade da aplicação, pode variar de minutos a algumas horas. Adicionalmente podemos reforçar este tipo de resina com cargas metálicas como alumínio, aço, titânio ou materiais cerâmicos. Cada um com uma vantagem específica para uma determinada aplicação.

Vantagens da solda a frio

A solda a frio em bronze tem algumas vantagens comparadas aos métodos convencionais de soldagem.

1- Realiza-se em áreas onde não se deseja calor, como em peças antigas ou de arte.

2- Não tem o risco de deformação da peça de bronze uma vez que não há calor envolvido no processo.

3- Facilidade de se unir materiais diferentes ou com espessuras diferentes.

4- Não requer equipamentos especiais ou treinamentos especiais para aplicação.

Cuidados na aplicação da solda a frio em bronze

Quando se usa resinas epóxis, é essencial tomar certos cuidados para obter os melhores resultados:

1- Rugosidade: Certifique-se que a superfície do material possua rugosidade adequada para facilitar a adesão do adesivo recomendado na superfície. Pode-se conseguir essa rugosidade com lixamento, jateamento ou usinagem grosseira.

2- Limpeza: Uma superfície limpa aumenta a força de ligação entre o adesivo e a peça. Além disso, a sujeira pode contaminar e reduzir a resistência do epóxi.

3- Homogeneização do produto: Dê atencção especial a este procedimento. As resinas epóxis são bi-componentes, e a proporção correta de mistura é cruciaal. Se não usar a embalagem completa das resinas epóxis Weicon, use uma balança.

4- Aplicação: Não exceda o tempo de aplicação e espere a cura completa antes de usar o conjunto novamente. Use sempre luvas.

Exemplo de Aplicação

Para ilustrar o caso acima um eixo de hélice de um navio teve um desgaste prematuro devido a sedimentos provocando assim um dano ao eixo. Para esta aplicação iremos utilizar a resina Plástico-Aço WEICON BR.
Afim de remover a sujeira incrustrada e oxidação do eixo foi torneado o eixo em cerca de 4mm de profundidade e uma largura de 200mm. Este processo de usinagem é importante para remover a sujeira que esta incrustrada no eixo além da oxidação.

Após esta usinagem se utilizou o Limpador “S” para a limpeza da peça. Este produto é extremamente importante pois sem ele oleosidades e outros contaminantes podem prejudicar o desempenho desta união.

Para inicar, ligaram o torno em velocidade baixa e despejaram a resina sobre o eixo. Devido a sua viscosidade, o produto não gotejou. É importante despejar uma quantidade de resina que forme um diÃmetro ligeiramente maior do que o diâmetro original do eixo Assim, podem ajustar a dimensão dessa região por usinagem. Neste exemplo, alcançaram a dimensão correta ao usinar com uma profundidade de 0,2mm

Conclusão

Se você desejar saber mais sobre solda a frio em bronze e em outros materiais, não hesite em entrar em contato conosco. Afinal, nós da LEIDINGER somos especializados em diversos tipos de adesivos e estamos sempre dispostos a ajudá-lo com informações detalhadas sobre estes procedimentos.

Para saber mais sobre a WEICON, entre enste link. Para ir ao site do fornecedor, neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...