Clique aqui e inscreva-se

Adesivos e Vedantes Anaeróbicos

O que é WEICONLOCK

Primeiramente a família de produto WEICONLOCK são adesivos e vedantes anaeróbicos. Então estes produtos curam quando estão em contato com o metal e sob ausência de ar.

Para que serve

Em outras palavras, a linha WEICONLOCK foi desenvolvida para travar e vedar conexões roscadas como parafusos e tubulações, uniões de juntas tipo flanges e montagens cilíndricas como eixos, garantindo uma maior confiabilidade no equipamento ou na montagem.

Onde e como aplicar

Antes de utilizar a linha de Anti-Seize WEICON, recomendamos limpar a superfície com solvente (Limpador de Superfícies WEICON) para que ela fique isenta de graxas, óleos ou qualquer tipo de contaminação.

Os WEICONLOCK já vem pronto para uso e devem ser aplicados uniformemente e direto do frasco, evitando o contato direto do bico dosador com o metal.

Em montagens prensadas e de partes cilíndricas maiores, uma película fina e uniforme deve ser aplicada em ambas superfícies.

Quando utilizados em parafusos, o WEICONLOCK deve ser aplicado na raiz e no sentido da rosca. Não aplicar verticalmente para evitar locais sem o preenchimento correto do produto.

Aplicando apenas em aproximadamente 4 voltas da rosca já é o suficiente. A porca irá arrastar e preencher uniformemente o líquido na rosca quando rosqueada no parafuso.

Não retornar ao vasilhame, qualquer WEICONLOCK que tenha entrado em contato com metal; até as menores partículas metálicas provocam a cura do produto no frasco.

Superfícies ativas e passivas

Consideram-se superfícies ativas aquelas que possuem maior facilidade para adesões. Por outro lado, consideram-se superfícies passivas aquelas que apresentam maior dificuldade para adesão, prolongando o tempo de cura e reduzindo a resistência da adesão.

Superfícies ativas (maior facilidade de adesão e tempo de cura curto)

  • Bronze
  • Ferro
  • Cobre
  • Latão
  • Aço

Superfícies passivas (maior dificuldade de adesão, tempo de cura prolongado e redução das resistências do adesivo)

  • Aço de alta liga (aço inox)
  • Alumínio, níquel, zinco, ouro
  • Camadas de óxido
  • Camadas de cromato
  • Revestimentos anódicos
  • Plásticos e cerâmica

Ativador F

O Ativador F WEICON reduz consideravelmente o tempo de cura dos WEICONLOCKs.

Ele também é recomendado para todas as superfícies passivas, assim como para aplicações em baixas temperaturas (inferiores a +10°C) e juntas e vãos com grandes dimensões.

Em caso de superfícies não metálicas, o Ativador F permite em primeiro lugar o endurecimento de WEICONLOCK.

Se não for possível aplicar Ativador F em superfícies passivas e ainda assim seja necessária uma cura rápida do produto, recomendamos o uso dos WEICONLOCKs tipos AN 302-60, AN 302-80, AN 306-10 e AN 306-30 que já possuem o Ativador F em sua composição.

Tipos de WEICONLOCK

Devido às necessidades de cada aplicação, classificam-se em diversos tipos de WEICONLOCK com características diferentes em quatro categorias: trava-rosca, veda-rosca, montagens cilíndricas e montagens de flanges.

As resistências mecânicas e viscosidades são as principais características que distinguem e classificam os diversos tipos de WEICONLOCK. Neste sentido, veja abaixo as principais características entre eles.

Trava-Rosca

Sendo assim, recomenda-se Trava rosca para travar parafusos e onde é necessário uma maior resistência no aperto.
• Resistem a temperaturas de -60°C à +150ºC (AN 302-72 até +230°C)

Veda-rosca

Então, aplica-se Veda roscas em conexões roscadas e tubulações, onde é necessária uma maior confiabilidade na vedação.

  • Possuem viscosidades elevadas, preenchendo melhor os vãos e garantindo a vedação.
  • Possui certificaçdão BAM (para uso em tubulações de oxigênio)
  • Possui certificação DIN-DVGW (para uso em tubulações de gás)
  • Alguns produtos como o AN 305-67 possui PTFE em sua composição, permitindo uma vedação mais rápida onde é necessário

Montagens Cilindricas

Principalmente recomendam-se estes produtos para a fixação de eixos, mancais, rolamentos, etc.
• Possuem resistência a altas cargas mecânicas.

Vedação de Flanges

Aplicam-se os adesivos para vedação se flanges, em uniões de grandes dimensões planas. Por este motivo geralmente este produto é mais viscoso.

Para saber mais sobre a WEICON, neste link, para ir ao site do fornecedor, neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...