Clique aqui e inscreva-se

LUBRIFICAÇÃO: Graxa X Pasta de Montagem

Graxa X Pasta de Montagem. Aprenda quando se deve utilizar uma graxa ou uma pasta de montagem e suas respectivas aplicações dos produtos.

As Graxas e as Pastas de Montagem são agentes de lubrificação presentes em vasta gama de máquinas e dispositivos nos mais diversos segmentos, dentre eles, no industrial. Ambos são fatores determinantes no bom desempenho do processo e na durabilidade dos equipamentos. No entanto, algumas diferenças básicas entre eles devem ser consideradas.

Graxa é um produto composto de um ÓLEO BASE, responsável principal pela lubrificação, de ADITIVOS, que geram determinadas propriedades físico-químicas superiores e um ESPESSANTE, que mantem a formulação homogênea. As graxas são geralmente indicadas para aplicações nas quais se tem movimento entre as partes. Rolamentos, engrenagens abertas e sistemas de guias são alguns exemplos onde a aplicação destes tipos de lubrificantes é usual. A escolha do tipo de graxa correto é função direta do serviço ao qual ela se destina. Dependendo das condições de operação e de acesso aos pontos de lubrificação, é escolhida a composição e consistência (dureza) da graxa.Outros fatores a serem considerados na escolha da graxa são:

  • A viscosidade do óleo base em função da temperatura de trabalho, velocidade relativa entre as partes a serem lubrificadas e a carga à qual a graxa estará sujeita.
  • O tipo de espessante, também em função da temperatura de operação e das condições de trabalho e do meio onde ela irá atuar (ex: água).
  • O aditivo específico (zinco, cobre, bissulfeto de molibdênio) para atender a uma condição de operação superior como proteção anti-desgaste, proteção contra oxidação, resistência ao impacto e resistência a lavagem por água.

Há ainda que se observar que as graxas, dependendo do tipo, podem atingir temperaturas de trabalho de até + 300°C. Isto é devido à temperatura de evaporação do óleo base.

PASTA DE MONTAGEM (Anti-Seize) A PASTA DE MONTAGEM, também conhecida como ANTI-SEIZE (antigripante) consiste basicamente de lubrificante líquido, de lubrificante sólido e de aditivo, onde:O lubrificante líquido tem como função principal facilitar a montagem do conjunto.  A temperaturas mais elevadas, ele evapora não devendo deixar resíduos na superfície onde o produto foi aplicado.O lubrificante sólido se mantem no conjunto dentro das condições de trabalho e de temperatura e é responsável pelo efeito antigripante da montagem.

O(s) aditivo(s) determinam as características superiores de lubrificação e de desempenho.A Pasta de Montagem é utilizada especialmente em montagens estáticas ou de muito baixa velocidade como prisioneiros / parafusos e porcas, guias, eixos estriados, onde sua função principal é evitar o engripamento de componentes montados um ao outro devido à oxidação / corrosão.Dentre as principais características desta família de produtos observa-se:

  • Excepcional resistência ao esmagamento.
  • Resistência a lavagem por água doce ou salgada.
  • Resistência a ampla gama de produtos químicos.

Outro diferencial importante refere-se à resistência a temperaturas extremas, podendo variar de -180°C a +1450°C (no caso da linha WEICON).O portfólio da LEIDINGER conta com uma linha ampla de produtos que poderão atendem as especificidades necessárias para o bom funcionamento e vida útil prolongado dos mais variados tipos de equipamentos e suas aplicações.

Agora que conhece sobre Graxa X Pasta de Montagem, para entrar no site do fornecedor Weicon ou Lubriplate, clique no link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...