Graxa X Pasta de Montagem. Aprenda quando se deve utilizar uma graxa ou uma pasta de montagem e suas respectivas aplicações dos produtos.
As Graxas e as Pastas de Montagem são agentes de lubrificação presentes em vasta gama de máquinas e dispositivos nos mais diversos segmentos, dentre eles, no industrial. Ambos são fatores determinantes no bom desempenho do processo e na durabilidade dos equipamentos. No entanto, algumas diferenças básicas entre eles devem ser consideradas.
Graxa é um produto composto de um ÓLEO BASE, responsável principal pela lubrificação, de ADITIVOS, que geram determinadas propriedades físico-químicas superiores e um ESPESSANTE, que mantem a formulação homogênea. As graxas são geralmente indicadas para aplicações nas quais se tem movimento entre as partes. Rolamentos, engrenagens abertas e sistemas de guias são alguns exemplos onde a aplicação destes tipos de lubrificantes é usual. A escolha do tipo de graxa correto é função direta do serviço ao qual ela se destina. Dependendo das condições de operação e de acesso aos pontos de lubrificação, é escolhida a composição e consistência (dureza) da graxa.Outros fatores a serem considerados na escolha da graxa são:
- A viscosidade do óleo base em função da temperatura de trabalho, velocidade relativa entre as partes a serem lubrificadas e a carga à qual a graxa estará sujeita.
- O tipo de espessante, também em função da temperatura de operação e das condições de trabalho e do meio onde ela irá atuar (ex: água).
- O aditivo específico (zinco, cobre, bissulfeto de molibdênio) para atender a uma condição de operação superior como proteção anti-desgaste, proteção contra oxidação, resistência ao impacto e resistência a lavagem por água.
Há ainda que se observar que as graxas, dependendo do tipo, podem atingir temperaturas de trabalho de até + 300°C. Isto é devido à temperatura de evaporação do óleo base.
PASTA DE MONTAGEM (Anti-Seize) A PASTA DE MONTAGEM, também conhecida como ANTI-SEIZE (antigripante) consiste basicamente de lubrificante líquido, de lubrificante sólido e de aditivo, onde:O lubrificante líquido tem como função principal facilitar a montagem do conjunto. A temperaturas mais elevadas, ele evapora não devendo deixar resíduos na superfície onde o produto foi aplicado.O lubrificante sólido se mantem no conjunto dentro das condições de trabalho e de temperatura e é responsável pelo efeito antigripante da montagem.
O(s) aditivo(s) determinam as características superiores de lubrificação e de desempenho.A Pasta de Montagem é utilizada especialmente em montagens estáticas ou de muito baixa velocidade como prisioneiros / parafusos e porcas, guias, eixos estriados, onde sua função principal é evitar o engripamento de componentes montados um ao outro devido à oxidação / corrosão.Dentre as principais características desta família de produtos observa-se:
- Excepcional resistência ao esmagamento.
- Resistência a lavagem por água doce ou salgada.
- Resistência a ampla gama de produtos químicos.
Outro diferencial importante refere-se à resistência a temperaturas extremas, podendo variar de -180°C a +1450°C (no caso da linha WEICON).O portfólio da LEIDINGER conta com uma linha ampla de produtos que poderão atendem as especificidades necessárias para o bom funcionamento e vida útil prolongado dos mais variados tipos de equipamentos e suas aplicações.
Agora que conhece sobre Graxa X Pasta de Montagem, para entrar no site do fornecedor Weicon ou Lubriplate, clique no link.