Clique aqui e inscreva-se

Revestimento contra Corrosão

Perdas por corrosão possuem custo aproximado entre 1% a 5% do PIB dos países. Segundo estudos no Brasil a perda em 2019 foi de 4% (R$ 290 bilhões). Por este motivo, empresas tem estudado formas de como economizar com revestimento contra corrosão.

Oque é uma corrosão?

Corrosão é a reação eletrolítica sofrida por um metal. Esta reação pode ter sua velocidade aumentada dependendo do meio que se encontra este metal. Então alguns fatores como temperatura, umidade do ar, salinidade do ar ou até mesmo pH do meio que este metal localizado pode acelerar este desgaste.

Para evitar este tipo de danos aos metais, a WEICON vem desenvolvendo algumas soluções para a indústria. Então, desenvolveram-se soluções como tintas metálicas, resinas epóxis, protetores contra corrosão temporários e conversores de ferrugens.

Processos de proteção contra corrosão

Proteção por barreira. Este é um sistema de proteção no qual impede a corrosão evitando o contato entre o metal e o meio que está atacando este produto. Então tintas são excelentes exemplos de proteção. A espessura do filme da tinta evita o contato do meio com o metal prolongando assim o metal.

Proteção catódica

Neste sistema de proteção, o elemento protetivo irá se desgastar antes que o metal. Como exemplo podemos comentar sobre a galvanização. Na galvanização o zinco irá se desgastar evitando o desgaste do metal base (o que será protegido)

Proteção anódica

Este é um processo no qual se reveste a superfície do metal com um produto no qual não será atacado pelo meio. Produtos como o zarcão, fosfato de zinco e silicato de cálcio garantem o não ataque do meio em sua superfície, protegendo assim o metal base de ser oxidado.

Ensaios de Corrosão

Existem diversos tipos de teste para proteção contra corrosão, mas usualmente se fala apenas do teste Salt-Spray (Teste de névoa salina). Neste teste, colocamos a superfície a ser analisada dentro de uma câmara com temperatura, umidade e salinidade controlada. É importante lembrar que, como todo teste padronizado, devemos seguir todos os parâmetros pré estabelecido. Outro ponto importante de lembrar é que este é um teste no qual analisa apenas a resistência a salinidade com a temperatura e umidade. Entretanto podemos analisar outros fatores utilizando outros tipo de testes.

Tintas metálicas

Esta é um dos sistemas mais comuns dos processos de revestimento contra Corrosão. A Weicon possui em sua linha de produto 14 tipos diferentes de sprays e mais 3 tipos diferentes de tintas metálicas. Estes sprays além de formar a proteção por barreira informada acima, também apresentam a proteção por catódica/anódica. Como exemplo iremos falar sobre dois produtos. Spray de Zinco TUV e o Rust Protection 2000.

Spray de Zinco TUV é um spray no qual possui alta pureza e protege por proteção catódica conforme falado neste artigo. Isto significa que graças a sua a alta pureza, este produto resiste a 1000h no teste Salt Spray. Alem disto, este produto resiste a temperaturas de até 500ºC.

Outro produto seria o Rust Protection 2000. Este produto protege o metal através da proteção anódica. Este produto resiste no teste Salt-Spray por até 2000h e termicamente por até 300ºC.

Resinas epóxis

Resinas epóxidas são conhecidas por além de se fazer reparos, também por proteção contra desgastes. Em algumas aplicações se deseja proteger uma superfície tanto contra corrosão, quanto contra abrasão.

Para esta aplicação a WEICON possui em sua linha de produtos a família Plástico-Aço. Com resistência térmica de até 220ºC, estes produtos podem ser pinceláveis facilitando a aplicação em superfícies maiores.

A indústria de forma geral utiliza muito este tipo de revestimento contra corrosão.

Proteção temporária contra corrosão

Portanto se utiliza sistemas de proteção contra corrosão para a armazenagem ou até mesmo o transporte destas peças.

Para estas aplicações muito comumente se utiliza lubrificantes líquidos para proteger contra o contato entre o ar e a peça metálica. Entretanto como ponto negativo se tem que a peça pode ficar molhada com lubrificante sujando tudo que esta próximo.

A WEICON desenvolveu uma solução para casos como esta. O Corro Protetor é um produto no qual após sua aplicação forma um filme ceroso na superfície do metal e assim protege contra a corrosão. Por ser um filme ceroso, não se terá o problema de sujar todas as pelas ao redor como lubrificantes além de evitar

Para o momento que se for utilizar o produto, se recomenda a remoção deste filme com produto como o Limpador “S” da WEICON.

Conversor de Ferrugem

Conversores de Ferrugem são produtos químicos para aplicar em peças oxidadas. Importante lembrar que este produto não refaz o metal e sim converte a ferrugem em um primer para uma aplicação de tinta posterior.

Para saber mais sobre a WEICON, entre neste link. Se desejar ir ao site da empresa, entre neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

Reparo em Bombas de Incêndio com Resinas Epóxi

Reparo em bombas de incêndio é essencial para garantir a segurança e a eficácia dos sistemas de combate a incêndios. Então uma técnica cada...

Desafios de Vedação de Turbinas? BIRKOSIT é a Solução

Na vanguarda da inovação industrial, a Leidinger, com mais de 25 anos de experiência, orgulhosamente apresenta o Kit de Vedação BIRKOSIT. Assim sendo este...

Spray Anti Respingo. A solução para soldas MIG/MAG

Spray Anti Respingo Cerâmico Weicon: A Vanguarda da Proteção em Soldagem O processo de soldagem é uma das operações industriais mais comuns, mas também uma...

O Que é uma Graxa Dielétrica e Quando Utilizar?

No mundo da manutenção automotiva e industrial, a graxa dielétrica é frequentemente um produto subestimado, no entanto, é altamente eficaz. Nesse contexto, o Lubriplate...